domingo, 24 de maio de 2009

"Educar os Filhos"



“Acusado de tudo, de fascista para baixo, o pediatra líbio-francês Aldo Naouri diz que que os pais se demitiram do seu papel de educadores e em vez disso se dedicam a satisfazer a criança no desejo de se fazerem amar. Diz que transmitimos à criança que não só pode ter tudo como tem direito a tudo, içando-a ao topo do edifício familiar, onde ela nunca esteve…Diz que estamos perante uma epidemia que encoraja os pais a seduzirem as crianças, tornando-as seres obsessivos, inseguros, amorfos e emocionalmente ineptos, que não sabem gerir as suas pulsões e são incapazes de encontrar o seu lugar no mundo.”

Catarina Fonseca in Activa (Maio 09)

“…Hoje, todo o tipo de transcendência desapareceu, e quem ficou no lugar de Deus?...”

“ A saúde física e psíquica das crianças fabrica-se na cama dos pais. Porque isso não acontece, é que há tantos divórcios, e depois a vida torna-se muito mais complicada para a mãe, o pai e a criança…”

“Todo o mundo vai no sentido de deixar a criança fazer o que quer, porque é mais fácil que ela não cresça. Mas o que vai acontecer é que essas crianças, se não travadas, vão fabricar sociedades absolutamente abomináveis, onde será cada um por si, onde não haverá solidariedade”.

“Uma vez, apareceu-me uma mãe muito alarmada porque a filha não dormia. Aconselhei-a a dizer à criança, antes de dormir: “Podes dormir tranquila. Não preciso mais de ti hoje.” E a criança dormiu a noite toda.”

Aldo Naouri in Activa (Maio 09)


Sem comentários: